top of page

Anjos Sorvetes: o case de investimento sustentável no interior de Anchieta

A empresa tradicional e familiar de Anchieta investiu em energia solar com apoio do Bandes.

A utilização de mecanismos de eficiência energética vem ganhando espaço no Estado. Neste domingo (05), acontece o Dia da Eficiência Energética e a empresa Anjos Sorvetes, localizada no município de Anchieta, é um exemplo de case que mostra que o investimento em energia sustentável traz resultado. Além do apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do financiamento obtido, o negócio também teve o incremento da utilização do Fundo de Aval para o município.


Lançado em 2021, o Fundo de Aval do Bandes para Municípios foi criado a fim de atender exclusivamente empresas de cidades que aderissem à iniciativa, como uma ferramenta a mais para os empresários que não têm garantias suficientes para buscar crédito. Dessa forma, é possível fomentar o desenvolvimento regional, ampliando a obtenção de recursos para as empresas e proporcionando o investimento no ambiente de negócios local, além de gerar maior competitividade para as empresas.


O primeiro município a aderir foi Anchieta, que firmou um convênio com o Bandes e investiu R$ 2 milhões em recursos para apoiar negócios anchietenses. Desta forma, empresas do município estão tendo mais facilidade para a contratação de recursos destinados à modernização, ampliação, investimento em inovação e capital de giro.


Uma das empresas subsidiadas foi a Anjos Sorvetes. Tradicional e familiar, a empresa conta com 28 anos no mercado e começou com a iniciativa de Edma Maria Mulinari, professora aposentada que decidiu empreender e voltar ao ambiente escolar, mas de maneira diferente: dessa vez, fornecendo sorvetes de produção artesanal para a cantina de escolas. Com o decorrer dos anos, a demanda foi aumentando e se expandindo para outros estabelecimentos, mas a distribuição do sorvete para as escolas permanecia sendo o carro-chefe.


Shirlenio Mulinari Junior, filho de Edma Maria Mulinari e atual proprietário da Anjos Sorvetes, conta como foi a trajetória da empresa desde o início. “Em um determinado momento, foi necessário assumir a liderança da empresa. Então, foquei e me dediquei somente a isso. Me lembro que, logo no começo, trabalhávamos apenas com uma máquina, dois freezers e um funcionário, mas, com o passar do tempo, aprimoramos nossas receitas, criando um caderno próprio para essas receitas e começamos a pensar em expandir a distribuição dos sorvetes para estabelecimentos diversos”, disse.



Os proprietários, Angela e Schirlenio Mulinari\ divulgação Bandes


Atuação durante a pandemia


Contudo, no período de início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em 2020, Shirlenio Mulinari e a esposa Angela Mulinari tiveram que se reinventar. Os sorvetes já estavam sendo distribuídos para diversos estabelecimentos, mas o fornecimento para escolas representava cerca de 70% da distribuição total, e, durante o cenário mais acentuado da pandemia, esse percentual foi afetado. A partir daí, as vendas focaram no delivery de açaí e eles passaram a fornecer os sorvetes também para padarias, mercearias e até mesmo drogarias.


Devido ao aumento da demanda e à necessidade de um local com estrutura suficiente, um importante passo foi dado para a expansão do negócio: a mudança da fábrica de picolé, que antes era sediada em uma casa, e passou a funcionar em uma construção própria, planejada para atender às necessidades específicas, como é o caso da instalação das placas fotovoltaicas, pensada desde o início da construção do novo espaço.


O investimento


Shirlenio Mulinari explicou que já existia o desejo de implementar energia solar na fábrica, mas ele só não sabia que viria tão rápido.

“A pandemia surgiu logo no começo da construção, mas fomos dando prosseguimento à obra da maneira que podíamos. Um dos planos que já existia para a nova fábrica era a instalação de energia fotovoltaica e este plano saiu do papel mais rápido do que o esperado. Ficamos sabendo pelo diretor Marcos Kneip da possibilidade de usar o Fundo de Aval como garantia ao crédito e não demorou muito para andarmos com o processo de adesão. Foi por meio desse Fundo que conseguimos mais uma realização para o nosso negócio”, comemorou.

Angela Mulinari, parceira de Shirlenio Mulinari na família e nos negócios, contou que a decisão de investir neste tipo de geração de energia vem de dois fatores principais. O primeiro deles é que a energia era a maior despesa da empresa e o segundo se dá pelos valores próprios da Anjos Sorvetes de inovar com sustentabilidade. Um exemplo dessa busca pela produção sustentável é a própria fabricação do sorvete, que é, preferencialmente, feita com ingredientes próprios, desde o leite até as frutas cultivadas ali mesmo, no interior de Anchieta.





O diretor de Negócios e diretor-presidente interino do Bandes, Marcos Kneip Navarro, afirmou que uma das premissas do banco capixaba é justamente investir em projetos estratégicos para o fortalecimento da economia do Espírito Santo e o desenvolvimento regional equilibrado, de norte a sul do Estado.


“Nossa proposta é desburocratizar o crédito para os empresários, destravando a obtenção de recursos das linhas do Bandes, já que a apresentação de garantia é um importante gargalo para as MPEs. A iniciativa pioneira da Prefeitura de Anchieta, em parceria com o Bandes, impulsiona novos investimentos no setor produtivo local para fortalecer a sua competitividade, além de gerar novos postos de trabalho e incrementar o giro econômico local”, salientou Kneip.

A respeito do apoio fornecido pelo Bandes, Angela Mulinari disse que pesquisaram várias opções de financiamento disponíveis no mercado e encontraram no banco de desenvolvimento capixaba a ajuda que precisavam para o investimento. “Foi o Bandes que nos apresentou ao Fundo de Aval. Tomamos conhecimento e hoje divulgamos para que outras pessoas possam conhecer essa alternativa, que é excelente para os empresários de Anchieta”, declarou a proprietária da empresa.


Os resultados


Após as instalações das mais de 300 placas fotovoltaicas, os proprietários da Anjos Sorvetes afirmam estar muito satisfeitos com os resultados, alegando que o investimento foi positivo e superou as expectativas. “Além do benefício financeiro, a sustentabilidade é um ganho enorme com esse investimento. Estamos muito contentes com o resultado”, destacou Schirlenio Mulinari.


Fundo de Aval para Municípios


Como grande parceiro dos municípios capixabas, o Bandes ampliou, com o Governo do Estado, o pacote de produtos para prestar ainda mais suporte aos municípios. O Fundo de Aval Municipal chegou para agregar ao pacote já composto pelos programas Procidades e ES Inteligente. Diferentemente dos dois programas já existentes, o Fundo foi pensado e criado para que cada município disponha de mecanismos de garantia para as operações financeiras movimentadas por empresários, prestando um suporte personalizado e contextualizado à realidade de cada município.


Operação exclusiva em Anchieta


Por meio da integração de R$ 2 milhões ao Fundo de Aval Municipal injetados pela Prefeitura de Anchieta, o município se tornou cotista do Fundo, que já está em operação na região. Os empresários anchietenses interessados no subsídio podem ser atendidos no Espaço do Empreendedor do município, o local de atendimento exclusivo às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e aos Microempreendedores Individuais (MEIs), e então dialogar com o agente de Desenvolvimento da região, que fará a análise e dará o melhor encaminhamento.


“Com a adesão ao Fundo de Aval do Bandes, o município de Anchieta ampliou as oportunidades para o empreendedor acessar os recursos de uma nova linha de crédito, sem a necessidade do avalista. No primeiro ano de funcionamento, o Fundo beneficiou vários empreendimentos, totalizando um montante de quase dois milhões de reais. Com isso, é possível observar os resultados positivos do Fundo nos negócios locais”, ponderou a secretária de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos do município de Anchieta, Paula Louzada Martins.

Serviço:

Fundo de Aval para Anchieta

Espaço do Empreendedor, localizado no Centro Administrativo II.

ES-060, 19 - Centro, Anchieta - ES, 29230-000

Telefone: (28) 3536-3669


Saiba mais sobre a Anjos Sorvetes:

Instagram: @anjossorvetes


(matéria produzida para o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo durante período de estágio)

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page